top of page
Foto do escritorgp3idesa

Pesquisa sobre as Pontes


PONTE INTERNACIONAL - GOLDEN GATE

A ideia de construir uma ponte cruzando o Golden Gate surgiu, pela primeira vez, no artigo do jornalista James Wilkins, escrito em 1916.

O nome da ponte foi escolhido quando, em 1927, o engenheiro MM O’Shaughnessy a mencionou como Golden Gate Bridge, referindo-se ao estreito de Golden Gate. Mas, a difícil execução do projeto ficou a cargo do engenheiro alemão Joseph Strauss.

Apenas no dia 5 de janeiro de 1933 se deu o início de sua construção.

Contudo, mesmo diante da real necessidade de conectar San Francisco ao norte do estado, Joseph Strauss enfrentou muitas críticas, cerca de 2 mil ações na justiça foram movidas em uma década. A construção só foi aprovada após a resolução das questões judiciais.


Estrutura:

A Golden Gate Bridge foi finalizada como uma ponte pênsil com 2737 metros de comprimento total, incluindo os acessos, e 1.966 metros de comprimento suspenso. A distância entre as duas torres de suspensão é de 1.280 metros e elas estão erguidas a 227 metros acima do nível do mar.


Curiosidades:

- A ponte possui extensão de 2,7 km e leva-se em torno de 40 minutos para percorrê-la a pé.

- Desde a sua abertura, a Golden Gate foi fechada seis vezes em virtude das fortes rajadas de vento comuns na baía. Em uma ocasião, em 1982, o balanço lateral da ponte ficou perfeitamente visível.

- A ponte Golden Gate é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno.





PONTE NACIONAL - PONTE ESTAIADA

O arco da inovação, que liga avenida Jorge Zarur às avenidas São José e Cassiano Ricardo, também conhecida com a ponte Estaiada de Joana Blanco. Foi uma obra que beneficiou mais de 60.000 trabalhadores que circulam pela região, e permitiu melhorias na rotatória do Colinas, como implantações de baia e abrigo para ônibus, senhoria e acessibilidade para pessoas com deficiência. A integração de semáforos inteligentes, alargamento do viaduto, entre outros.

Ela foi na curada no dia 24/5/2020, sendo um novo marco para a cidade de São José dos Campos.

A equipe de engenharia de Queiroz Galvão, foi responsável pela sua construção.


Estrutura:

Por meio de um sistema de fôrmas auto trepantes (ATR), foram construídos os dois mastros de forma independente, que se encontraram a 100 metros de altura para criar a estrutura semielíptica. Ao arco foram fixados 70 estais que permitem a sustentação dos dois viadutos que se cruzam dentro dele.

A colocação de cada um desses estais dependeu de cálculos criteriosos para definir posição e inclinação, garantindo o entrelaçamento perfeito entre eles. No interior deles, há mais de 36 mil metros de cabos.


Curiosidades:

- A Ponte Estaiada foi feita como estratégia da gestão como solução para o gargalo do trânsito na região.

- Única no Brasil em arco e curva, a obra teve um método de construção mais eficaz e econômico, além de ser menos agressivo ao meio ambiente.




Referências utilizadas para a pesquisa:



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Justificativa

O grupo não conseguiu entregar a ponte dentro do prazo pois foi necessária uma mudança no projeto, adaptando o original a um novo modelo,...

Reunião referente a ponte

O grupo se reuniu hoje para testar as melhores formas para secar a cola. Alternamos entre o sopro, o leque e o abano de uma revista. Após...

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page